Missão
A Secretaria de Administração e Finanças controla a movimentação financeira da Prefeitura. Cabe à Pasta executar a política fiscal e financeira, acompanhar e controlar a execução do orçamento; cadastrar, lançar e arrecadar as receitas municipais e fazer a fiscalização tributária.
Visão
Buscar continuamente a excelência na gestão de recursos com foco no planejamento, na transparência, no atendimento ao Cidadão, na Justiça Fiscal e na Valorização do Servidor Público.
Propósito
Dirigir e controlar os serviços da dívida pública municipal; Dirigir, superintender, orientar e coordenar as atividades de arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do Município, exceto os casos de contencioso judicial; Manutenção e Conservação de Bens Próprios Municipais;
Funções
Dirigir e controlar os serviços da dívida pública municipal; Dirigir, superintender, orientar e coordenar as atividades de arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do Município, exceto os casos de contencioso judicial; Manutenção e Conservação de Bens Próprios Municipais;
Atribuições da Secretaria
Gestão Administrativa e de Recursos Humanos: A Secretaria é encarregada de planejar, coordenar e controlar as atividades administrativas, incluindo recursos humanos, patrimônio e serviços gerais. Isso envolve a organização e supervisão de processos relacionados à gestão de pessoal, como recrutamento, seleção, admissão, exoneração, promoção, folha de pagamento, benefícios e assistência social dos servidores. Além disso, a Secretaria gerencia a administração de material e patrimônio, recursos humanos, serviços gerais e finanças, desenvolvendo suas ações por meio dos núcleos que lhe são subordinados.
Gestão Financeira e Orçamentária: A Secretaria é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar a execução orçamentária da Administração Direta e Indireta, bem como dos Fundos municipais. Isso inclui a gestão da arrecadação, cobrança e fiscalização dos tributos municipais, mantendo atualizados os respectivos cadastros, além de coordenar a execução de convênios firmados com órgãos federais e estaduais, bem como entidades governamentais e não governamentais nas áreas de sua competência.